DICOTOMIAS

MEMÓRIAS, CONTOS E POESIA por Hélder Gonçalves

Musica de Fundo

quinta-feira, 1 de maio de 2014

A Caridade da esmola - Por Hélder Gonçalves


Reflexão
Imagem Google

 Há certas palavras, no dicionário,
deveriam ser, por bem, apagadas -
Por desmerecerem um bom ideário
das boas atitudes a serem praticadas!




A esmola e a solidariedade


Os conceitos filosóficos  da esmola, caridade e solidariedade ainda estão enraizados na nossa cultura como atributos de formação, a valorizar no comportamento de cada um de nós. Claro que estes conceitos integram-se no mundo e em cada sociedade tal como ela é composta, já que tais conceitos e práticas humanistas estão interligadas, por tal, dependentes da evolução de cada país no seu
desenvolvimento cultural , religioso e na gestão na área da sua riqueza económica. Fatores estes muitos importantes no comportamento dos seus habitantes  e da forma como eles vivem. A religião, especialmente a católica, defende nos seus ideários, em defesa dos pobres e dos mais desfavorecidos,  a resignação como benção Divina e, na contrapartida,  o favorecimento do ato de quem dá na esperança da  obtenção dos favores obtidos pela prática da  caridade e  da esmola, refletidos na atitude de quem assim procede . Estes valores doutrinários pregados, em catequese, são,a constatação, das desigualdades e imperfeições  perpassadas através dos tempos, em que era necessário mais falar ao coração, A Revolução Francesa veio alterar todos estes conceitos, no pressuposto que o Homem nasceu igual e com direitos iguais. Creio que a longa caminhada até à feitura da Carta dos Direitos Universais do Homem foi, e será sempre, dramática na sua aplicação porque agora, nos tempos modernos,já não se falará tanto ao seu coração mas sim à sua consciencia. Fizeram-se contudo,grandes progressos. Tudo depende, quanto a mim, como as sociedades se organizam socialmente e como distribui a riqueza que produz, com mais ou menos justiça e equidade. Estamos naquele patamar da História em que tem de se encontrar uma 3ª via e correr com os vendilhões do Templo, porque na verdade só se é realmente livre quando não tivermos tremendas dependencias de ordem económica, nem flagrantes desigualdades e nos constantes atropelos aos  direitos fundamentais. A evolução é um determinismo cósmico - o Homem caminhará no sentido do seu aperfeiçoamento e, nele, não caberá, certamente, os conceitos menores da esmola  e da caridade mas, talvez, o da solidariedade.

Texto da autoria de Hélder Gonçalves como comentário a um extraordinário artigo da Escritora e Poetisa, Sílvia Mota, sobre este tema, em 29-04-2014 no site PEAPAZ.





6 comentários:

  1. Subscrevo este teu texto (estou por dentro destes conceitos e dos factos históricos alusivos,...). Já escrevi muitos poemas sobre a temática.
    E para resumir (e sei que me entendes): detesto a CARIDADEZINHA!!!
    Bjo, Hélder :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Odete - Completamente em sintonia !
      Bem Hajas
      Hélder Gonçalves

      Eliminar
  2. Concordo com ambos vós os dois meus Queridos,também sou avessa as ostentações.

    Aprecio o zelo respeitoso da capacidade humana de evoluir por seus proprios esforços,com ferramentas para manter a dignidade.

    Tua obra de facto está impecável meu Anjo,aplaudo-te pelo esmero lúcido e objectivo,como dizem nossos queridos Poetas peapazianos,o mundo precisa de intervenção-acção!

    Bravo!!

    ILY

    ResponderEliminar
  3. Bem Hajas querida Roni - Sei que partilhas do meu pensamento na maioria deles. Por isso nos aproximamos - o amor também é comunhão de ideais
    Um beijo
    ILY

    ResponderEliminar
  4. Põ Hélder,muito legal essa sua reflexão,curti pra valer,tem tudo haver com as esmolas que a tia dilma,espalha aqui no Brasil,vc sabe da última do bolsa familia que vai aumentar 10% caramba isso é coisa de gente F! Me ralo pra dedéu no trampo prá ganhar uma merreca de salário e esses vagabundos ganham no mole e com aumento,tem toda razão é mesmo uma complicação falar e fazer caridade que tem diferença de esmola.jogada eleitoreira pra os idiotas que leva a sério.Ai valeu!Abração

    ResponderEliminar
  5. Caro Ferdinando - acompanho de perto a política brasileira e a presidente Dilma está com grandes dificuldades em implementar as suas políticas sociais. Ao que parece estão a ser muito contestadas. Aqui, também, estamos a ser espoliados, principalmente os reformados que viram os seus escassos rendimentos reduzidos para cobrir o buraco financeiro causado pelas jogadas especulativas dos abutres do grande capital mundial. Como dizia a minha avozinha - "quem se lixa é o mexilhão, porque está agarrado à rocha" - ele não sabe nadar!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Arquivo

A Sala do Tempo Parado

A Sala do Tempo Parado
Só quem não viveu não tem histórias para contar